Turismo

em Salvador

Salvador, primeira capital do Brasil, está localizada no estado da Bahia, região Nordeste do país. É conhecida mundialmente por sua arquitetura colonial portuguesa, no centro Histórico, e pela cultura afro-brasileira, além de um extenso litoral com praias paradisíacas. Destaca-se pelas festivas manifestações culturais: Carnaval, São João, Lavagem do Bomfim, dentre outras. Possui diversos pontos atrativos:

Praia de Stella Maris / Flamengo

Uma das praias mais limpas de Salvador, Stella Maris é ladeada de condomínios, diversas casas de veraneio e com ampla infraestrutura do bairro.

A praia é extensa, com uma grande faixa de areia, e é uma ótima opção para quem quer fugir dos tumultos centrais de Salvador. As ondas são fortes, mas também se formam piscinas naturais, onde é mais tranquilo o banho.
Com um visual paradisíaco, o local é rodeado por um lindo coqueiral e vegetação nativa. O mar aberto tem ondas fortes, fazendo dessa praia um “pico” para quem pratica surfe e bodyboard e acontecem diversos torneios dessas modalidades esportivas.

Farol de Itapuã

Localizado próximo à Pousada Stella Tropical, o Farol de Itapuã é um dos mais conhecidos cartões-postais de Salvador. Instalado na Pedra da Piraboca, na Ponta de Itapuã, o farol foi o quinto a ser construído na Bahia com o objetivo de guiar as embarcações que passam pela região. Localizado na Praia de Itapuã, o local inspirou artistas como Dorival Caymmi, Vinícius de Moraes e Caetano Veloso.

Centro Histórico

Situado a 22 Km da Pousada Stella Tropical, a região é extremamente rica em monumentos históricos que datam do século XVII até o início do século XX. Sendo a parte mais antiga da cidade, está dividida entre Cidade Baixa e a Cidade Alta . Tombado como Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO, o Pelourinho, popularmente chamado de Pelô, é um bairro da cidade de Salvador. O local possui um conjunto arquitetônico colonial barroco brasileiro preservado.

Elevador Lacerda

Primeiro elevador urbano do mundo, inaugurado em 8 de dezembro de 1873, quando era, também, o mais alto, com 63 metros, o Elevador Lacerda está localizado na Praça Municipal, no Centro Histórico de Salvador.
O equipamento cumpre a função de transporte público entre a Praça Cairu, na Cidade Baixa, e a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta.

Um dos principais pontos turísticos e cartão postal da cidade. Do alto de suas torres, descortina-se a vista da Baía de Todos os Santos, do Mercado Modelo e, ao fundo, o Forte de São Marcelo.

A estrutura atualmente tem 72 metros de altura e duas torres: uma que sai da rocha e perfura a Ladeira da Montanha, equilibrando as cabines, e outra, mais visível, que se articula à primeira torre, descendo até ao nível da Cidade Baixa.

O elevador mais famoso da Bahia chega a transportar 900 mil passageiros por mês ou, em média, 28 mil pessoas por dia, num percurso de 30 segundos de duração.

Lavagem do Bomfim

A Lavagem do Bonfim é uma celebração interreligiosa acontece na quinta-feira que antecede o segundo domingo após o Dia de Reis, no mês de janeiro. A lavagem da Igreja teve início em 1773, quando os integrantes da “Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim” constituída por devotos leigos faziam com que os escravizados a lavarem e ornamentarem a Igreja como parte dos preparativos para a festa do Senhor do Bonfim. Posteriormente, para os adeptos do candomblé, a lavagem da igreja do Senhor do Bonfim passou a ser parte da cerimônia das Águas de Oxalá.